quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Continuação de decoração/ Parte 4




Alfabeto móvel


O alfabeto poder se colocado em turmas de Educação Infantil e na Turma do 1° ano; fiquem atentas (os) aos cuidados de como utiliza - los:


1° As letras que serão utilizadas para decorar e contribuir para aprendizagem das crianças devem ser feitas com letras BASTÃO e ao alcance das crianças, mas porque Adriana?
Embasada na pesquisa de Emilia Ferreiro e Ana Teberoski – surge uma nova concepção e objetiva-se A Psicogênese da Língua Escrita. Todo o trabalho das duas pesquisadoras está calcado em uma teoria construtivista / interacionista da aprendizagem. 
a) Aspecto figurativo das produções escritas: coordenação motora, utilização de instrumentos de escrita, velocidade, tendência para movimentos verticais e horizontais, tendência para produzir unidades simbólicas distintas, construção no espaço, traçado correto de letras, incisões, etc. Em virtude destas informações, a criança nos anos iniciais da aprendizagem possuir uma coordenação motora fina/ainda sem firmeza ate para pegar no lápis e para facilitar o processo de descoberta da leitura/escrita se faz necessário que a mesma escreva em letra bastão – letra de forma, letra esta, mais fácil para ser escrita, no segundo semestre do 1º ano a letra cursiva começa a ser trabalhada – portanto, é importante ressalta que todas as letras da escrita brasileira sejam apresentadas a criança.
Sei que muitas escolas não possuem o conhecimento especifico para respaldar aos pais o porquê da utilização da letra bastão nos primeiros anos escolares das crianças, e esta questão é motivo de confusão no espaço escolar. Mas, para respaldar e exemplificar o motivo para a utilização da letra bastão nas series inicias, a escola pode fazer uma reunião no inicio do ano letivo apresentando à fundamentação teórica que relata à importância de se trabalhar a letra bastão na Educação Infantil e para exemplificar a teoria, solicitando que os pais presentes na reunião tentem escrever com a mão oposta a qual eles escrevem; certamente eles apresentaram muita dificuldade para escrever, é nesse momento que a coordenação da escola deve enfatizar que as dificuldades encontradas por eles são as mesmas que as crianças encontram para escrever com letra cursiva nas series iniciais que dificulta o processo da leitura/escrita dos educandos. Vocês podem ler mais informações sobre o tema no livro A Psicogênese da Língua Escrita de Emilia Ferreiro e Ana Teberoski na pagina 45 e no livro de Lev Vygotsky A Formação Social da Mente no capítulo 7.
Como já diz o nome -  Alfabeto móvel, não podem ficar preso em lugar nenhum, as crianças precisam tocar – mover - formar palavras - o nome, por exemplo; É bom ter um alfabeto FIXO na parede da sala, portanto, é preciso alguns cuidados além dos quais já foram ditos:


Dificuldade de visualização Não pode...!!!
As crianças são curiosas eles precisam tocar nas letras
Uma sugestão econômica  e prática pode ser esta:

Cuidado com a faixa etária das crianças para não ocorrer acidentes utilizando este material.


FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo, Cortez, 1986. Os filhos do analfabetismo. Porto Alegre, Artes Médicas, 1990

FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999.

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