segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ok colegas, vamos continuar o nosso diálogo sobre decoração:

Prendedores ou Pregadores  para quer te quero...?
Por que é importante expor as atividades realizadas pelas crianças?

Segundo Jean Piaget (1896-1980), o aprendizado é um processo gradual no qual a criança vai se capacitando a níveis cada vez mais complexos do conhecimento, seguindo uma seqüência lógica do pensamento, a exposição de diversas atividades com o mesmo conteúdo, porém realizadas de acordo com lógica subjetiva, estimular situações significativas que possibilite as crianças a utilizarem idéias, o que sabem, relacionando com o novo significado do conhecimento; valorizar as manifestações espontâneas das crianças; utilização do lúdico, como instrumento que permita à criança a possibilidade de desenvolver e fazer representações; ajudar as crianças a corrigir os seus erros, buscando os motivos dos mesmos e intervindos na sua superação; orientar e ajudar os alunos a entenderem as atividades como processo natural da aula participada e bem como levantar sempre a auto-estima e confiança das crianças de maneira a torná-la cada vez mais autônoma.
É colegas, tudo que é colocado na sala de aula precisa de fundamentação teórica. Foi por isso que busquei saber o porquê é importante expor as atividades das crianças. Para deixar as atividades ainda mais belas podemos decorar os prendedores, pregadores ou ainda "pegadores" (em salvador) como preferirem, com muita criatividade; Abaixo estão algumas dicas: 






Obs: Este é um espaço onde tive a chance de avaliar do meu “eu”, meu fazer pedagógico. Avaliação está que me permite melhorar, mudar, transformar e construir de modo a me adequar e me interagir diante da situação vivenciada, pesquisando, transformando e aprendendo através da ação- reflexão, e reflexão na ação. Adriana Figueiredo