quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dinâmicas e Brincadeiras para a 1ª semana de aula.

O que fazer na primeira semana de aula? 

Não só o estudante fica ansioso no primeiro dia de aula. O professor também pode se sentir inseguro e criar expectativas para a ocasião. Antes de decidir as atividades que vai desenvolver, pesquise quem são os alunos, a faixa etária, seu histórico de desenvolvimento. É prudente planejar uma situação de conversas. Afinal, aula é um espaço de interação, de interlocução, de dialogo. Nesse dia, o professor deve se apresentar, falar sobre sua formação, onde já trabalhou, por que escolheu dar aula. Também é preciso mostrar satisfação de conhecer a turma e apresentar suas expectativas em relação ao trabalho. Para realizar uma atividade de conhecimento da turma nada melhor do quer realizar dinâmica. Abaixo vocês terão algumas sugestões de dinâmicas:

Dinâmica Quebra - gelo
Todas as faixas etárias
Esta dinâmica propõe um Quebra-Gelo entre todos os alunos da classe. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para a memorização dos nomes de cada um.
Materiais: Nenhum.
Procedimento: O professor ou educador deve fazer um círculo com os alunos, sentado ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer, ou uma mímica.
Em seguida todos devem dizer o nome do aluno e repetir o gesto feito por ele.
Dinâmica para quebrar o gelo com muitos elementos para auxiliar o aprendizado e a integração da classe.
Observações: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... E assim por diante.
Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar outro ciclo de 1 a 8 alunos.
Tempo de aplicação: 10 minutos
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 5



Dinâmica com brincadeira e jogos para sala de aula - passa-passa
Faixa etária crianças a partir de 8 anos, podendo ser adaptada para Educação Infantil

Você professor ou educador poderá aplicar essa dinâmica de jogo e brincadeira com seus alunos e estimular o raciocínio lógico e a integração da classe. Essa dinâmica também pode ser aplicada em reuniões de professores, pais e mestres.
Materiais: Papel; lápis;
Procedimento: O grupo é dividido em subgrupos de até oito elementos.
O primeiro aluno recebe papel e lápis.
Colocados preferencialmente em fila, o primeiro escreve uma sentença curta - de até sete palavras - na folha de papel e passa para o seguinte, dobrando a parte alta da folha, de maneira a não permitir que se possa ver o que está escrito.
A folha é passada ao seguinte que deve, evidentemente sem ver a sentença escrita, imaginar a sua continuidade, escrevendo para isso outra sentença na mesma folha.
O processo é mantido até que todos os participantes do subgrupo tenham apresentado sua contribuição, sendo que a folha de papel se torna em uma sanfona.
As folhas de papel são desdobradas e cabe a cada subgrupo redigir um texto, e no máximo com até 10 palavras suplementares, procurando dar certo sentido às diferentes frases apresentadas. Será vencedor o subgrupo que apresentar maior lógica em sua história
Dicas: Questões para discussão:
Como foi realizar a atividade em sala de aula?
Quais as dificuldades encontradas pelos alunos?
O que auxiliou o trabalho dos grupos de alunos?
Como aconteceu a comunicação entre os grupos?
Como você avalia o trabalho em equipe da classe?
Observar se os alunos estão se integrando, se são criativos e como ocorre o trabalho em grupo.
Tempo de aplicação: 30 minutos
Número máximo de pessoas: 32
Número mínimo de pessoas: 8


Dinâmicas para Inicio das aulas - O Comprimento


Objetivos dessa dinâmica para ensino fundamental é desenvolver a noção de estimativa, equivalência e medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício estimula o raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.
Tempo: 1 aula. Grupo: crianças a partir de cinco anos. Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: Esta é uma brincadeira que basta usar o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma trena ou uma fita métrica.
Desenvolvimento: Para começar a brincadeira, divida a turma em quatro grupos. Escolha para cada um deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir — por exemplo, a carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as crianças a fazer estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura?
Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um livro e um caderno para fazer as medidas? E assim por diante.

Dinâmica inicio de ano letivo - O país imaginário - Normas e regras para alunos

Faixa etária crianças a partir de 8 anos, podendo ser adaptada para Educação Infantil


Essa dinâmica para o inicio de ano letivo tem por objetivo levar as alunos a perceberem que os direitos também são baseados em necessidades. Desenvolve o relacionamento interpessoal, comunicação e responsabilidade.
Materiais: Folhas de papel; marcadores.
Procedimento: Os professores dividem os alunos em grupos de cinco e lêem o seguinte texto:
"Imagine que descobriras um novo país, onde ninguém tinha vivido antes, e onde não havia leis nem regras. Tu e os outros membros do teu grupo sereis os pioneiros nesta nova terra. Não sabes que tipos de estatuto vão ter lá.”
Individualmente, o aluno escreve uma lista com três direitos que pensa serem essenciais para todas as pessoas que vão habitar este país.
Assim, o professor pede para as pessoas partilharem o que escreveram e concordarem numa lista de 10 direitos que o grupo ache que devam ser garantidos.
Eles deverão dar um nome ao país e escrever numa grande folha de papel juntamente com a sua lista.
Cada grupo apresenta a sua lista aos outros estudantes.
Se houver direitos que surjam repetidos o professor ou educador deverá assinalar com uma cruz.
Depois de todos os grupos terem apresentado, o professor pede para as pessoas encontrarem (se houver) direitos que se contradigam.
Dicas: Questões para discussão:
Será que esta lista pode ser totalmente racionalizada?
Poderá direitos semelhantes estar agrupados em conjunto?
Quão perto da realidade estará esta lista?
No que o grupo se baseou para construir a lista?
Como ocorreu o trabalho nos grupos?
Como avaliam a atividade?
Que lições e aprendizagens podem levar desta vivência?
Observar se os alunos têm boa imaginação e se ocorreu identificação entre os participantes da dinâmica.
Atenção: Professores se forem realizar esta atividade com Educação Infantil, vocês que tem que escrever as regras que as crianças ditarão.

Árvore dos Sonhos - Atividade lúdica para o início das aulas

Todas as faixas etárias
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede.
Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc.) que será tratado durante o bimestre, trimestre...
Ex.: Como gostaríamos que fosse...?Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão.
Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs.: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.


 Site que fora retiradas as informações acima: http://www.esoterikha.com