quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Amanhã tem mais dicas...

Dicas para decorar sala de aula


O ano letivo de 2011.1 está chegando, acredito que muitos educadores estejam puxando os cabelos enlouquecidos de como começarão mais um ano letivo; além do mais que muitos vão lecionar pela primeira vez em um novo emprego, ai vem às dúvidas:

ü  Como decorar minha sala de aula?
ü  Quais dinâmicas irão realizar na primeira semana de aula já que será a sua primeira semana de aula também?

Vamos tentar resolver essas questões, primeiro vou falar sobre como decorar uma sala de Educação Infantil:
1º Não devemos transformar nossa sala de aula em um carnaval (com muito colorido) POLUIÇÃO VISUAL NÃO PODE!...Rsrsrs
2º A saudação de boas vindas



No lugar desta “linda” boneca, vocês podem colocar gravuras de diferentes características raciais e físicas (negros, brancos, indígenas, crianças portadoras de necessidades especiais e outros requisitos que vocês desejarem). Ah! CUIDADO com as imagens que serão selecionadas.

3º Construir um jardim em forma de painel para poder colocar as seguintes informações:
- O calendário
- O clima (Como está o dia hoje?)
- Quem faltou e quantos estão presentes, com fotos das crianças e seus devidos nomes.


Um grande painel contendo todas as informações básicas para iniciar a rotina infantil.

Outras opções para os cantinhos dos nomes das crianças




3.1 º Outras opções de calendários


 


4º Fazer uma grande fita métrica para que as crianças possam se medir e ao lado da gigante fita métrica colocar um espelho para as crianças perceberem seu desenvolvimento.



Um ambiente agradável e lúdico para nossas crianças:
 - Queridas colegas, por favor, coloquem as letras e os numerais ao alcance das nossas crianças.





1

O que é ser conceituada...?


Significado da palavra conceituada: Reputação, fama, respeitada.


Pois bem, em Salvador há uma Escola X que é conceituada na nossa capital, porém, esta escola caiu no meu conceito, e vocês entenderão o por que... Uma colega formada em Licenciatura em Letras foi chamada para realizar uma entrevista na "conceituada" escola de Salvador, chegando lá a disponibilidade para lecionar com crianças do Ensino Fundamental I - 5º ano, portanto a Professora Y, teria que ensinar as seguintes disciplinas: História, Língua Portuguesa, Ética e Ciências...Espere um pouco Adriana! Você disse que a Professora Y possui licenciatura em Letras, como ela pode lecionar outras disciplinas quais ela não possui formação? Esta foi à pergunta que a Professora Y fez, sabe qual foi à resposta da COORDENADORA...?
- "O Boom... da Educação agora é a tal interdisciplinaridade, como essa escola esta a frente dos avanços educacionais, estamos preparando os professores para atender estas necessidades do mercado de trabalho."  
Fiquei em choque, só me veio na mente a fisionomia da Educadora Edilane Teles em ouvir esta informação. Vamos entender mais um pouco sobre o que é interdisciplinaridade segundo Pedro Demo (2001):
 “A interdisciplinaridade deve ir além da mera justa posição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Básico”. Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares,“tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida eliminar as barreiras entre as disciplinas é um gesto de ousadia, uma tentativa de romper com um ensino transmissivo e morto, distante dos olhos das crianças e dos adolescentes que correm pelos corredores das escolas." 

E para regulamentar, ou melhor, para trazer respaldo ao meu comentário e indignação trarei a regulamentação presente na Lei Diretrizes e Bases - LDB 9.394/96:

  TÍTULO VI
  Dos Profissionais da Educação
  Art. 61º. A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos 
 Dos diferentes níveis e modalidades de ensino e às características de cada fase do 
 Desenvolvimento do educando, terá como fundamentos.

 Ou seja, o professor tem por direito ser Pedagogo ou Licenciado em uma disciplina específica para poder lecionar em diversas áreas de conhecimento.  É deprimente saber que algumas pessoas acreditam que qualquer um pode   ensinar; a Educação continua sendo desvalorizada, como diz Elis Regina em sua bela canção: "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais!"  
Até a criança ficou CHOCADA...!!!